Quantcast
Channel: Gabi Cabral – Modices
Viewing all articles
Browse latest Browse all 14

O figurino do clássico cult Rocky Horror Picture Show

$
0
0

Esse ano o clássico cult Rocky Horror Picture Show comemora 40 anos. O musical que continua tão atual quanto na data de seu lançamento em 1975, conquistou o recorde de maior período em cartaz no cinema: 36 anos. Bem à frente de seu tempo, o longa trata de temas como sexualidade e papel de gênero e o figurino tem um lugar super simbólico em sua construção. Se você ainda não viu, ou para quem já é fã desse clássico, viemos relembrar suas cenas mais marcantes!

rocky-horror-picture-show

Rocky Horror é um clássico dos chamados filmes B, que tinham baixo orçamento e eram influenciado pelos clássicos de ficção científica dos anos 30 aos 70. A história é uma adaptação da peça de teatro de 1973 produzido por Richard Obrien. Na cena de abertura do musical há referências a diversos nomes do cinema da época. Essas inspirações também ficam claras no enredo do filme, onde um casal de namorados, Brad (Barry Bostwick) e Janet (musa Susan Sarandon), tem o pneu do carro furado no meio de uma viagem e vão pedir ajuda em um castelo – situação clichê típica de filmes desse estilo.

A versão cinematográfica (dirigida por Jim Sharnan) não se distanciou do formato teatral – continuou com atuações marcantes e poucas locações, além do figurino (assinado por Sue Blane), que quase não tem troca de roupas. Falando em figurino, Brad e Janet são arquétipos de gêneros e suas roupas refletem isso. No início do filme, o casal está em um casamento onde os homens estão vestindo cinza e as mulheres vestindo roupas claras simbolizando o comportamento esperado dentro do padrão de feminilidade e masculinade. Isso fica ainda mais evidente quando o carro que aparece para buscar os noivos traz os dizeres “Espere até hoje à noite. Ela teve o seu, agora ele terá o dele”, reforçando o estereótipo de que a mulher quer o romantismo e o homem, claro, quer o sexo.

cenas inciiais - tons pasteis

Na sequência seguinte o casal faz a tal viagem, e mais uma vez o figurino reforça a imagem de bom moço para Brad e a imagem de feminilidade e inocência para Janet. Há um problema no carro e os dois vão parar em um castelo. No local está acontecendo uma convenção do Planeta Transexual da Galáxia Transilvânia e o casal se depara com um grupo, digamos, exótico. É aí que somos apresentados a uma das músicas e coreografias mais divertidas do cinema: o Time Warp.

Depois de dançar o Time Warp, Brad e Janet encontram o anfitrião do castelo, o doutor Frank N Furter, interpretado por Tim Curry. Meia arrastão, saltos altíssimos, maquiagem carregada e uma capa semelhante a dos vampiros. É nessa estética glam, em voga na época, que temos a primeia imagem de Furter. Ao retirar a capa, vemos que ele veste corpete, cinta liga, luvas e colar de pérolas. Tim Curry dá um show e consegue deixar o personagem afeminado e másculo ao mesmo tempo.

Frank N Furter convida o casal para passar a noite no castelo e para se juntar a apresentação de sua nova criação: Rocky, um homem forte, loiro e bronzeado, criado com o objetivo de aliviar a tensão do doutor. Nesse momento Furter aparece de vestido verde musgo com um triângulo vermelho no peito, símbolo do movimento LGBT, que estava em crescimento naquele período.

ohbrad brad-and-janet rhps-1 RHPS-CRH07-JanetSweetTL Frank-n-Furter-frank-n-furter-3031996-936-576 RHPS-LobbyCard3 61af5216262ca5570877105201d2beeb frank n furter - roupa da criação Tim curry as Frank N Furter frank e rocky RHPS-LobbyCard4 RHPS-CRH47-SpaceMagentaPortrait

Toda essa estética de transgressão de Rocky Horror simboliza a jornada de Brad e Janet em relação a livre expressão da identidade e sexualidade. O casal começa o filme representando modelos tradicionais de comportamento e ao longo das experiências vividas no castelo se desconstroem em relação a essas questões. Tanto que a cena final reúne todos os personagens, incluindo o casal de protagonistas, vestidos de corpetes e cintas liga cantando sobre liberdade.

cena final

E para comemorar o aniversário de lançamento de Rocky Horror, a M.A.C lançou uma coleção de 21 itens inspirados no longa, em embalagens líndissimas, ilustradas com os lábios vermelhos característicos do filme. Segundo James Gager, vice-presidente da marca, o clássico cult trata sobre transformação, diversidade, individualidade e fantasia, elementos que fazem parte do DNA da marca. A coleção foi lançada lá fora essa semana e deve chegar por aqui (somente nas lojas online) ainda esse mês.

The post O figurino do clássico cult Rocky Horror Picture Show appeared first on Modices.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 14