Yves Saint Laurent foi um dos grandes nomes da moda do século XX. Aliando praticidade com sofisticação, o estilista mudou a forma da mulher contemporânea se vestir, tanto que é tema de vários filmes sobre sua vida e obra. Saint Laurent, dirigido por Bertrand Bonello, é o mais recente deles e chegou aos cinemas brasileiros nessa quinta-feira, 13 de novembro. Como estamos super ansiosas para ver o filme, vamos falar um pouco mais dele e relembrar outras obras sobre esse ícone da moda de luxo.
Três filmes para conhecer a vida e obra de Yves Saint Laurent
SAINT LAURENT
A versão de Bonello, intitulada Saint Laurent trará um lado não muito conhecido do estilista, retratando o período de 67 a 76, momento mais criativo da carreira do couturier. Mas esse também foi o intervalo mais conturbado de sua vida, quando abusou do álcool e das drogas! Como o filme vai mostrar o lado mais controverso do estilista, Pierre Bergé (sócio e parceiro de Yves Saint Laurent) se negou a colaborar com o diretor, ele nem emprestou peças originais para o figurino da produção. Assim, todas as roupas de alta-costura usadas no longa tiveram que ser recriadas pela equipe. A biografia não autorizada, onde Gaspard Ulliel interpreta Yves Saint Laurent, não é feita na ordem cronológica, ela vai e volta no tempo, mostrando muitas vezes períodos não datados da vida do estilista. Saint Laurent foi selecionado em Cannes e vai representar a França na categoria do Oscar para Melhor Filme Estrangeiro!
YVES SAINT LAURENT
A obra de Bonello teve sua produção coincidindo com outra cinebiografia do estilista, o filme Yves Saint Laurent, dirigido por Jalil Lespert, que estreou no Brasil no início desse ano. Essa versão retrata um período mais longo da carreira de Saint Laurent, de 1957 (momento em que assumiu a direção criativa da Dior com apenas 21 anos) até seu auge, em 1976. Diferentemente de Bonello, Lespert trabalhou mais a relação de altos e baixo entre Saint Laurent e Pierre Bergé, ao mesmo tempo em que traz um belo panorama da carreira do estilista. Nesse longa já podemos contar com peças originais, uma vez que o Bergé contribuiu e acompanhou as filmagens. O ponto alto desta versão é justamente o figurino e a direção de arte. A semelhança entre Pierre Niney (intérprete do estilista) e Saint Laurent foi tanta que emocionou Pierre!
L’AMOUR FOU
Assim como em Yves Saint Laurent, L’amour Fou, um documentário de Pierre Thoretton, também retrata a relação amorosa do estilista com Pierre Bergé, mas acompanha toda a carreira de Saint Laurent, até sua morte em 2008. Narrado em primeira pessoa pelo ex-companheiro do estilita, o filme é de uma delicadeza única. Do momento em que eles se conhecem e se apaixonam, até a morte de Yves Saint Laurent, acompanhamos através de fotos, vídeos e depoimentos de Bergé (que se mostra ainda apaixonado por Saint Laurent) cenas importantes para a moda mundial. Com trilha sonora melancólica, é emocionante ver grandes momentos da vida do estilista contados por alguém que o conheceu e com quem conviveu tão de pertinho. Apesar de ser difícil encontrar a versão do documentário em português, vale a pena se esforçar no inglês e francês para assistir a obra.
Yves Saint Laurent, seu gênio!
The post Três filmes imperdíveis para você saber mais do estilista Yves Saint Laurent appeared first on Modices.